E aí como é que tá sô?! Tá querendo saber como funciona uma estrutura de campanha no Facebook? Então vem comigo que eu vou te contar!

O caminho certeiro para anúncios de alta conversão no Facebook começa com a garantia de que você tenha a melhor estrutura de campanha para o sucesso. A estrutura correta de campanha de anúncios no Facebook permitirá que você crie suas estratégias e otimize suas campanhas em todos os níveis para garantir que você obtenha o melhor ROAS.  

Uma estrutura de campanha bem-sucedida do Facebook deve ter diversas campanhas que atendem a diferentes objetivos, cada um com uma variedade de conjuntos de anúncios, cada um com suas próprias estratégias de segmentação e lances. Além disso, cada conjunto de anúncios deve oferecer uma variedade de formatos de anúncio.

Níveis de estrutura de campanha do Facebook

Uma estrutura do Facebook tem três níveis: a campanha, os conjuntos de anúncios e os anúncios. No nível da campanha, você define seu objetivo geral para sua campanha. Seus conjuntos de anúncios são onde você divide sua campanha em grupos com base no orçamento, segmentação, canais e lances. O último nível são seus anúncios, onde você cria suas opções de formato de criativo para cada conjunto de anúncios.

Cada campanha deve usar um objetivo diferente para atender às várias metas de funil de vendas de e-commerce que você possui. Isso garante que o Facebook esteja trabalhando para ajudá-lo a atingir esse objetivo específico da sua campanha, melhorando suas chances de sucesso.

Estrutura otimizada no nível da campanha

O primeiro passo para garantir que você tenha a estrutura correta de campanha de anúncios no Facebook é definir uma meta de marketing clara para sua campanha. Isso acontece no nível da campanha e fornecerá toda a base da sua campanha, seus conjuntos de anúncios e anúncios. Ele também definirá sua intenção em termos de otimização da campanha para o melhor ROAS do Facebook.

O Facebook oferece tipos de campanha de conscientização, consideração e conversão, com cada opção adaptada a um objetivo específico.

Qual objetivo da campanha de e-commerce no Facebook devo usar?

É importante observar que quando se trata de marketing no Facebook para e-commerce, você quase sempre escolhe o objetivo de ‘conversões’. Mesmo que sua meta geral para sua campanha seja atrair novos compradores, remarketing do tráfego anterior ou alcançar clientes existentes.

Isso ocorre porque, ao escolher esse objetivo, você trabalha com os algoritmos do Facebook, projetados para cada objetivo específico (alcançar compradores em potencial com maior probabilidade de comprar) e, assim, melhorar as chances de sucesso da campanha.

Em resumo, a menos que você seja uma mega marca de e-commerce com uma estratégia muito específica que exija um objetivo diferente, escolha campanhas de ‘conversão’ para os seus objetivos de marketing.

Digamos que você atualmente tenha dois objetivos principais de marketing: deseja direcionar mais tráfego direcionado para sua loja online e aumentar as vendas através de conversões de marketing.

Você pode criar duas campanhas com objetivo de conversão, uma com o objetivo de atrair novos compradores e direcioná-los para sua loja e outra para aumentar as conversões, segmentando pessoas já familiarizadas com sua marca.

Estrutura otimizada no nível do conjunto de anúncios

Agora que entendemos como você define seus objetivos – e suas metas – no nível da campanha, precisaremos nos aprofundar na segmentação e no orçamento da sua campanha. Portanto, o próximo passo na criação da estrutura ideal da sua conta no Facebook é a criação de seus conjuntos de anúncios.

É altamente recomendável criar um conjunto de anúncios por público-alvo. Criar e segmentar adequadamente seus conjuntos de anúncios pela segmentação por público-alvo permitirá otimizar lances e orçamentos com base no desempenho deles.

Você pode criar uma campanha com uma variedade de conjuntos de anúncios que segmentam diferentes públicos.

É crucial, nesta fase, que você tenha conseguido criar públicos-alvo no Facebook com sobreposição limitada. A sobreposição de público acontece com bastante facilidade se você não estiver de olho no público durante a criação do conjunto de anúncios. Ter uma boa estrutura de campanha de anúncios organizada no Facebook ajuda bastante a evitar isso, especialmente no estágio de criação do conjunto de anúncios.

Ter um público refinado e altamente segmentado é essencial, pois permitirá ver claramente quais públicos estão executando com sucesso. Em outras palavras, ele permite otimizar, pausar ou aumentar os conjuntos de anúncios com mais facilidade. Eventualmente, convém detalhá-las à medida que suas campanhas, listas de segmentação e necessidades de publicidade aumentarem.

Estrutura otimizada no nível do anúncio

A terceira etapa na criação de uma boa estrutura de campanha é garantir que você construa sua estrutura de anúncios no Facebook. O fato de esse ser o nível final da hierarquia de sua estrutura de campanha no Facebook não significa que seja menos crítico. Você pode escolher vários tipos de anúncio, dependendo do objetivo da campanha e das configurações de canal que você selecionou. Os principais anúncios do Facebook para comércio eletrônico incluem:

Existem várias maneiras de criar seus anúncios para cada conjunto de anúncios, e é aí que as coisas podem ficar complicadas se você não estiver organizado. O que você deve fazer é criar alguns anúncios com mensagens diferentes, que você duplicaria para cada um dos conjuntos de anúncios criados em sua campanha no Facebook. Isso significa que você poderá acompanhar o desempenho de cada anúncio com cada público e otimizar de acordo.

À medida que as necessidades e o orçamento da sua empresa aumentarem, o número de anúncios em cada uma de suas campanhas também aumentará. O que você precisa fazer é acompanhar de perto seus anúncios – alternar anúncios para evitar fadiga e acompanhar de perto os anúncios que estão funcionando e aqueles que estão matando seu ROAS – e faça suas alterações de otimização de acordo.

Fala ai fi o que tu achou