E aí como é que tá sô?! Tá querendo saber quanto você precisa investir para começar seu negócio no dropshipping? Então vem comigo que eu vou te contar!

Tecnicamente falando, você pode começar o dropshipping com R$ 0,00. Com a combinação certa de testes gratuitos e planos para iniciantes pode ser possível. Mas como diria um velho ditado: Só porque você pode, não significa que você deveria.

Quanto custa iniciar um negócio on-line?

Sem dúvida, as lojas online reduziram a barreira de entrada para iniciar um negócio. Você pode conectar-se a fornecedores de todo o mundo e vender seus produtos sem nunca ter estoque. É uma configuração incrível.

Tão incrível, de fato, que as pessoas podem se deixar levar, sonhando com um negócio de seis dígitos que não requer nenhum investimento.

O fato é que iniciar um negócio de sucesso nunca foi gratuito, e esse ainda é o caso. Mesmo com dropshipping.

Custo de iniciar um negócio de Dropshipping

A versão mais simplificada de uma loja dropshipping incluiria ao menos uma assinatura do Shopify. Vamos com o Shopify porque é a plataforma de comércio eletrônico mais popular do mercado.

O Shopify tem uma avaliação gratuita de 14 dias – estendeu-se para 90 dias devido ao COVID-19 – e após o período de teste, custará US $ 29 por mês, mas pelo menos você poderá começar a montar sua loja de graça.

Se você leva o dropshipping a sério, então há mais uma compra obrigatória: um domínio. Você pode comprar facilmente um novo domínio através do Shopify ou de sites como a GoDaddy – eles perguntarão sobre isso durante o teste – e será um pagamento anual.

O incrível do dropshipping é que você nunca lida com os produtos que está vendendo. Embora isso possa resolver um dos maiores desafios do comércio – ter produtos legais para vender -, ele introduz um novo conjunto de considerações. Ou seja, você não controla a qualidade dos produtos, a pontualidade da entrega ou a aparência da embalagem.

É por isso que é recomendável reservar algum tempo (e dinheiro) para solicitar os produtos que você venderá em sua loja.

Isso lhe dá a chance de investigar os fornecedores. Depois de fazer seu pedido, por exemplo, você pode acompanhar e perguntar: “Quando posso esperar que meu pedido chegue?” E quando chega, atende às suas expectativas? Está com defeito de alguma forma? Será que você quer comprá-lo?

Depois de ter seus produtos em mãos, você poderá usá-los para gerar interesse em sua loja. Mostre-os. Tire fotos de pessoas segurando-os. Pergunte aos seus amigos o que eles pensam (e quanto eles pagariam).

De certa forma, você não precisa comprar todas as variações de cada produto. Se você vende vestidos amarelos, vermelhos e azuis do mesmo fornecedor, provavelmente está bem comprando uma cor. Mas é uma boa ideia encomendar pelo menos um item de cada fornecedor cujos produtos você planeja oferecer em sua loja.

Custos de aprimoramento da sua loja de Dropshipping

Pode ser necessário instalar aplicativos para obter toda a funcionalidade desejada. Por exemplo, o Shopify não tem uma maneira padrão de oferecer descontos para compras em massa. Existem soluções alternativas, com certeza. Você pode oferecer um “produto”, na verdade cinco itens agrupados em um e depois vender esse quinteto a um preço menor do que comprar cinco itens individuais.

Mas você não deseja desenvolver seus negócios com soluções alternativas. Você deseja que sua loja seja fácil de navegar para seus compradores e fácil de operar para você.

E, às vezes, a melhor solução é instalar os aplicativos do Shopify.

A Shopify App Store está cheia de aplicativos para lidar com praticamente todos os ajustes, melhorias ou atualizações que você pode imaginar.

Custos com marketing

Não posso dizer quanto de dinheiro você pode gastar em marketing. No entanto, existem algumas suposições que podemos usar para obter uma estimativa.

A taxa de conversão global média no comércio eletrônico está entre 2 e 3%. Isso varia de acordo com o nicho e o país, mas vamos mostrar isso e dizer que a taxa de conversão é de 2,5%. Isso significa que, se você levar 200 pessoas para sua loja, pode esperar que cinco comprem alguma coisa. Tudo bem, e como levamos 200 pessoas à nossa loja? Marketing.

No momento, o maior canal de marketing para dropshippers é o Facebook – que também abrange o Instagram. Você entenderá melhor sobre isso consultando nosso artigo sobre tráfego.

Existem etapas que você pode seguir para aumentar a taxa de conversão e aumentar o valor médio do pedido em sua loja. Criar páginas de produtos fáceis de navegar, por exemplo, é uma maneira de fazer com que as pessoas se convertam depois de atraí-las para sua loja.

Gastar dinheiro para lançar uma loja de comércio eletrônico só dói se pensamos que seria gratuito e esquecemos que estamos fazendo isso para ganhar dinheiro. Lembre-se: o dinheiro que você gasta abrindo sua loja é um investimento.

Fala ai fi o que tu achou